A História

Escada da Sala do PianoNo ano de 1950 duas senhoras ligadas ao ensino projetaram a criação de um espaço educativo com características diferentes do habitual, de forma a contemplar o desenvolvimento harmonioso de todas as capacidades da criança ajudando-a a saber ser. Com este espírito foi também preocupação básica, a implementação da aprendizagem de uma língua estrangeira, de importância relevante, desde os primeiros anos. Sendo uma das fundadoras de língua inglesa, o idioma escolhido foi o inglês, o que justificou que o nome adotado para o estabelecimento tenha sido “Jardim-Escola Príncipe Carlos”.
Em 1951 foi esta sociedade alargada com mais uma colaboradora, instalando-se o colégio no local que ainda hoje ocupa, no nº. 191 da Estrada das Laranjeiras, edifício que é parte do Palácio dos Condes de Farrobo.
Em 1952 foi criada a Escola Princesa Ana.
Ambas as escolas tinham então Ensino Infantil e Primário, sendo uma para as alunas e outra para os alunos.
Em 1973 este regime foi alterado e as Escolas Príncipe Carlos e Princesa Ana foram, respetivamente, destinadas, ao Ensino Infantil e ao Ensino Primário, ambas em regime de coeducação.
Ao longo dos tempos, mantiveram-se as preocupações e os princípios das fundadoras, dando prioridade à inovação e ao desenvolvimento de experiências que permitissem aos alunos obter resultados de sucesso.
Em 1982 a Sociedade foi de novo alargada pela disponibilização de quotas às professoras mais antigas em exercício no Colégio, sendo essa a constituição societária que atualmente se mantém.
Em 2001 foi dado novo impulso à nossa prestação de serviços com a implementação no espaço do Colégio de uma Creche, que há algum tempo vinha sendo pedida pelos Encarregados de Educação de alunos a frequentar o 1º. Ciclo ou Jardim de Infância.
Dada a formação e interesses de sócios e dirigentes, tem sido garantida a exigência da qualidade pedagógica, bem como o empenho na melhoria de qualidade de serviços que a Sociedade Colégio Príncipe Carlos, Lda., tem vindo a prestar.
Até hoje, têm sido desenvolvidos projetos que procuram o Sucesso Escolar, baseado em critérios pedagógicos que se orientem por princípios científicos, culturais, éticos e estéticos, indispensáveis à formação integral dos alunos na perspetiva de cidadãos deste País – Portugal.
A exemplo da inquietação que se verifica em toda a parte e que muitas instituições e governos manifestam, também a nossa Escola se preocupa com o futuro da Educação e tenta acompanhar os novos desafios da atualidade com uma intervenção adequada junto dos alunos e das famílias.
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